outubro-rosa

05/10/2022 | notícia
Por igor.lopes

O mês de outubro é marcado mundialmente por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e desde os anos 90, celebra-se o movimento conhecido como Outubro Rosa. E a APSA, como uma empresa que se preocupa com o viver bem das pessoas, não poderia deixar de falar sobre um assunto tão importante.

 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente nas mulheres em todo o território brasileiro, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Em 2020, o país registrou mais de 17 mil mortes causadas pela doença, e em 2022, mais de 66 mil novos casos são estimados, segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA.

 

No entanto, é possível reduzir o risco do câncer de mama. A prática de atividades físicas, manutenção do peso adequado, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, além da amamentação, são considerados fatores protetores e que ajudam na redução do risco do câncer de mama.

 

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem perceber os sinais, e inclusive, são elas mesmas que na maioria das vezes descobrem o câncer. É importante realizar o autoexame, reconhecer as variações naturais das mamas e identificar alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde mais próximo. Um toque pode salvar a sua vida.

 

O Instituto Nacional de Câncer disponibiliza diversas matérias e informações com o intuito de conscientizar as mulheres a respeito do câncer de mama. Para saber mais, acesse: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa 

Gostou? Compartilhe