.

20/09/2017 | Economize nas contas de luz e água com planejamento
Por thiago.kratz

 
As contas de luz e água tem um peso significativo no orçamento do condomínio. Por isso, toda economia é bem vinda, especialmente em tempos de crise e com aumento de tarifas. Para diminuir os gastos com água e energia, é preciso planejamento, organização e conscientização de funcionários e moradores. A atitude ajuda não só o condomínio, como todo o meio ambiente. Confira algumas dicas:

Incentive os funcionários a não desperdiçar. Para economizar água e energia é imprescindível contar com a ajuda de quem as utiliza. No caso dos condomínios, os funcionários têm um papel essencial na hora de evitar desperdícios. Oriente-os a acender lâmpadas somente quando for necessário e a não deixar torneiras abertas. Faça um planejamento eficiente da limpeza das áreas comuns e dos cuidados com o jardim para otimizar o uso da água.

Adote os hidrômetros individuais. Se o seu condomínio ainda não utiliza hidrômetros individuais, a instalação pode ser uma boa opção. Com a cobrança individual, os moradores pagam exatamente pelo que consumiram e podem controlar melhor o uso da água.

Fique de olho em vazamentos. Não tem desperdício maior do que jogar água fora por conta de vazamentos. Por isso, é imprescindível uma vistoria periódica, e a manutenção quando necessária.

Nos horários de menor movimento, desligue alternadamente um dos elevadores.
Elevadores consomem uma grande quantidade de energia, mesmo quando não estão sendo usados, por conta da luz interna da cabine. Portanto, se o prédio conta com mais de um elevador, experimente desligar um deles em horários de menor movimento.
 
Conscientize os moradores.
Os moradores também têm papel essencial na economia, especialmente no caso de condomínios que não possuem hidrômetros individuais. Faça campanhas periódicas, com cartazes em pontos estratégicos, sobre a importância de economizar água e energia para diminuir os custos do condomínio. Exemplifique como ele pode economizar.

Faça manutenção de equipamentos e da rede elétrica. Além de trazer mais segurança para o condomínio, a revisão e manutenção da rede elétrica pode contribuir para uma redução no consumo de energia. Sua função é verificar se alimentadores, circuitos, tomadas e outros elementos são compatíveis para atender às novas demandas de consumo, e ainda identificar possíveis correntes de fuga. Também é importante fazer a manutenção e/ou substituição de equipamentos usados no condomínio, como bombas, já que por conta de mau funcionamento ou tempo de uso, podem estar gastando mais energia do que o necessário.  

Troca de lâmpadas
Uma solução inteligente para a economia de energia elétrica é a substituição das lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Melhor ainda se trocar pelas de LED. Apesar de serem lâmpadas mais caras, a diferença no consumo é grande, podendo chegar a 50% de diminuição do valor da conta. Portanto, a longo prazo vai gerar mais economia para o condomínio.  
 
Sensores de presença
Em áreas com pouca circulação de pessoas, como as escadas, instale lâmpadas com sensores de presença. Isso evita da lâmpada ficar acesa sem necessidade.
 
Instalação de economizadores
Uma opção simples para economizar água é instalar arejadores nas torneiras de uso comum. Os adaptadores podem poupar até 10 litros de água por minuto em relação às torneiras comuns. Outra medida é instalar sensores nas torneiras, que são ativados apenas quando a pessoa coloca a mão próxima. Isso evita que a torneira fique aberta sem uso. Por último, substitua as caixas de descarga dos banheiros de uso comum pelas caixas com duas fases, que possibilita a escolha do volume de água utilizado conforme a necessidade.

Gostou? Compartilhe