Saiba os riscos de alugar um imóvel por conta própria

28/06/2017 | Saiba os riscos de alugar um imóvel por conta própria
Por thiago.kratz

O CONDOMÍNIO

A princípio, alugar um imóvel por conta própria pode parecer uma boa opção. O proprietário pode fazer um contrato direto com o locatário e não ter custos com a imobiliária. Mas esse procedimento também esconde alguns riscos que podem dar muita dor de cabeça para o proprietário no futuro.

Primeiro, fazer o contrato não é o único trabalho que o proprietário terá. É preciso fazer uma avaliação do valor e das condições do imóvel. Ter disponibilidade para atender ligações e marcar visitas com os interessados no imóvel também é essencial. "É preciso avaliar as condições financeiras do futuro inquilino para evitar problemas de inadimplência, além de exigir do locatário algum tipo de garantia, como seguro Fiança, Titulo de Capitalização ou fiador. Negociações verbais não são aconselhadas", destaca Giovani Oliveira, gerente geral de locação, compra e venda de imóveis da Apsa.

Fazer uma inspeção junto ao inquilino e um termo de vistoria no início e no final do contrato pode evitar problemas sobre a condição do imóvel. Uma vistoria bem detalhada e com fotos é a chave para evitar problemas no momento da devolução do imóvel.

O controle efetivo do pagamento dos encargos locatícios também é atividade de suma importância. Atrasos nesses pagamentos podem ser motivos de dores de cabeça para o proprietário, durante a locação e até mesmo depois. “Já recebemos imóveis que o proprietário administrava diretamente e só foi ter ciência do débito após a saída do inquilino”, ressalta Giovani Oliveira.

Além da questão da redução de custos, outro motivo que leva aos proprietários a optar por uma relação direta, é uma pretensa rapidez para a locação. Ocorre que muitas vezes, na ânsia de resolver rápido, muitos dos cuidados acima não são levados em consideração.

“Temos investido muito para que este processo seja bastante simplificado. Um interessado pode cumprir todo o processo de locação em até 48 horas do primeiro contato, mas sem que isso represente aumento de risco ao proprietário. Hoje, na maioria dos casos fechamos a locação com o candidato vindo a imobiliária apenas para pegar a chave do imóvel, todo restante do processo é eletrônico”, diz Giovani.

Gostou? Compartilhe