Problemas no para-raios, veja como se prevenir

21/12/2017 | Problemas no para-raios, veja como se prevenir
Por thiago.kratz

Entenda como problemas no para-raios podem prejudicar seu condomínio e veja como se prevenir

Você sabia que o Brasil é o lugar com mais incidência de raios no mundo? No verão, o número das descargas elétricas atmosféricas é ainda maior e é preciso garantir que o seu condomínio esteja protegido e livre desse perigo.

Segundo a NBR 5419, norma que regulamenta o equipamento no Brasil, é obrigatória a instalação do Sistema de Proteção para Descargas Atmosféricas (SPDA), os famosos para raios, em edifícios com mais de 10 metros. O síndico, além de ser responsável pela contratação da empresa, também deve lembrar de fazer a manutenção a cada seis meses. A não realização do procedimento pode custar caro, ocasionando acidentes e acarretando em responsabilidade penal para o síndico por negligência.

E se para-raios não funciona?

Um para raio atrai a descarga elétrica para suas pontas, levando a corrente para o solo por meio de cabos de pequena resistência. Já que a descarga tende a atingir o lugar mais elevado, eles são instalados no alto dos edifícios. Sem essa proteção, os condôminos estão sujeitos a:

  • Choques
  • Terem equipamentos, tanto pessoais quanto do condomínio, queimados.
  • Perda da cobertura do seguro
  • Ruptura de parte da estrutura

Antena X para raios

É recomendável o acompanhamento das instalações de antenas de TV e celular para garantir que elas fiquem aterradas, devidamente conectadas ao para-raios. Outro ponto de atenção é verificar se estão fazendo uma base para fixar o equipamento e não permitir que perfurem a laje, pois a medida pode acarretar problemas como infiltrações.

Cabe ressaltar também é a luz-piloto, localizada no mastro, que identifica a altura do prédio. Assim que perceber que ela queimou, o ideal é trocá-la imediatamente.

Agora que você já sabe como se precaver, não perca tempo! Confira se está tudo em dia com o seu condomínio e passe o verão sem receios e sem medo da chuva.

 

Gostou? Compartilhe