Orçamento para 2018

21/12/2017 | Orçamento para 2018
Por thiago.kratz

Orçamento para 2018: confira 6 dicas para ajudar na hora do seu planejamento

Nem só de festas vive o final de ano. Para os síndicos, essa é a época de planejar o orçamento do próximo ano. São muitas as contas que devem ser consideradas, como reformas, obras preventivas, pagamento de funcionários, contas de água e luz, entre outros. E, se os tempos são de crise, um bom planejamento orçamentário é um importante aliado para evitar cotas extras no decorrer do ano. Lembrando ainda que os números precisam ser apresentados aos condôminos em assembleia, para que sejam debatidos e aprovados.

Para conseguir colocar tudo na ponta do lápis e não esquecer de nada, a APSA separou algumas dicas. Confira:

 

  • Faça um histórico da taxa de inadimplência do condomínio e preveja essa lacuna no orçamento. É mais eficaz assumir que nem todos pagarão em dia e contar com esse déficit do que criar problemas futuros no caixa do condomínio por ter assumido uma receita que não será real.
  • Na hora de fazer a previsão dos gastos, considere os aumentos anuais dos serviços e use como parâmetro os valores das últimas contas, que são as mais atualizadas.
  • O síndico tem duas opções para propor aos condôminos: ou diluir o pagamento de contas como férias e 13º ao longo do ano, ou propor um aumento nos valores dos últimos meses do ano. Caso opte pela primeira opção, é recomendável que reservar esse montante em uma conta à separada, para não confundir essa verba com a destinada aos custos mensais.
  • Pensando em fazer obra? Que tal criar um fundo e só começar quando houver os recursos?
  • Não deixe para depois as manutenções preventivas. Elas são fundamentais para reduzir custos com reparos. Equipamentos como elevadores, se forem submetidos à longas paradas para manutenção corretiva, acabam prejudicando a vida dos moradores.
  • Analise cuidadosamente o número de horas extras dos funcionários e veja se é possível diminuir.

 

Gostou? Compartilhe