.

17/09/2021 | Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte
Por thiago.kratz

Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte inaugura exposição com exibição de 100 protótipos e projetos com soluções de mobiliário e acessórios para a casa, criados por designers de todo o Brasil

 

De 10 de setembro a 26 de setembro o CasaShopping sediará a 6ª edição do projeto, com o objetivo de ser uma vitrine para novos talentos e impulsionar o mercado de design

 

Visando estimular a recuperação do setor para os novos designers e de olho nas soluções de mobiliário para o “novo normal”, o projeto Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte realiza sua 6ª edição entre os dias de 10 de setembro a 26 de setembro, com exposição no CasaShopping, no Rio de Janeiro, em uma área aberta de 300 metros quadrados.

 

Voltado para designers de produtos, arquitetos e designers de interiores de todo o Brasil – de estudantes, formandos, formados e profissionais já no meio a artesãos – o projeto busca dar visibilidade aos profissionais que estão despontando neste mercado, abrindo espaço para que possam apresentar suas criações em fase de prototipagem ou em recente linha de produção, tanto ao público como ao mercado e à indústria de movelaria e decoração.

 

Desta vez, serão expostas 74 peças físicas, entre móveis e objetos para a casa, e mais 36 projetos no Mural de Boas Ideias, um grande painel onde são apresentados sketches de produtos que ainda não saíram do papel, ilustrados com 3Ds renderizados no formato A3. A participação no Mural é gratuita e, assim como na exposição física, os projetos passam por um critério de seleção que considera a qualidade e originalidade dos trabalhos recebidos pela organização do evento.

De acordo com Sandro Schuback, idealizador e organizador da Novos Talentos, “desta vez, além das categorias usuais de itens para a casa - Móveis, Utensílios Domésticos, Luminárias mantivemos a categoria especial ‘Novo Morar’ e lançamos a categoria “Objetos Decorativos", com o desafio de apresentar soluções de design para a nova realidade que vivemos, e dar lugar a novos designers que procuram a exposição para lançar suas peças de arte e decorativas.”, explica o empresário. Entre as peças selecionadas, figuram desde cadeiras, luminárias, mesas a fruteiras, tábuas e talheres, além de peças com funções específicas para o momento atual e que prometem se tornar um hábito na vida dos brasileiros – como ter um banco na entrada da casa para trocar os sapatos quando chegar da rua, por exemplo.
 

BENEFÍCIOS DA NOVOS TALENTOS: TODOS GANHAM

A ideia é que, através dessa vitrine, as indústrias moveleiras e os lojistas possam conhecer o trabalho de novos designers promissores, provenientes de todo o Brasil, e transformar seus projetos e protótipos em produtos viáveis para produção e comercialização, criando uma cadeia de incentivos e estimulando a economia do setor. Além da visibilidade e do networking, os designers selecionados pelo projeto participam de uma rodada de pitch e adquirem mais conhecimento sobre a área, através de palestras e mesas redondas com empresários, designhunters e designers de sucesso, promovidas pela organização da Novos Talentos.

Durante o evento, os profissionais participantes do Morar Mais por menos, visitam a exposição, e a partir da escolha deles de acordo com a adequação dos seus projetos, os produtos são levados para compor seus ambientes durante os 45 dias da mostra, que esse ano acontece dos dias 1º de outubro a 14 de novembro, em um casarão projetado pelo designer francês Gilles Jacquard, em São Conrado, RJ.

Pela segunda vez consecutiva o evento terá a participação da ADP - Associação Nacional dos Designers de Produto, trazendo designers já consagrados no mercado e suas criações. A presença da ADP tem como propósito a troca de experiências e informações relevantes daqueles que já conhecem os caminhos e dificuldades de empreender no segmento.

Este ano a exposição tem a presença da 1ª Mostra Signature da Vitória Stone com o objetivo de valorizar o mercado de rochas, apoiando arquitetos e designers renomados a projetarem móveis exclusivos com pedras naturais brasileiras  que ressaltam a versatilidade dos materiais e valorizam seu uso.

Gostou? Compartilhe