.

25/03/2019 | Dia Mundial da Água: dicas de consumo consciente nos condomínios
Por thiago.kratz

Mercado Imobiliário - 22/03/2019
 

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água, data que foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar a população mundial sobre a importância deste recurso natural para a sobrevivência de todo o planeta. É fundamental que cada pessoa faça a sua parte, evitando o desperdício com dicas muito simples que podem ser aplicadas no dia a dia.

Flávia Ramos, gerente de condomínios da Precisão Administradora, conta que os vazamentos nos edifícios são um dos maiores causadores desse desperdício, sendo necessária uma revisão preventiva, vistoriando os apartamentos periodicamente onde podem ser detectadas as possíveis perdas de agua/infiltrações para serem resolvidas de forma rápida. “Outra situação que também pode ser verificada pelo zelador é se há vazamentos nos reservatórios de água do condomínio”, diz Flávia. Segundo ela, este problema pode ser identificado da seguinte forma:

Feche o registro de saída do reservatório do subsolo. Feche completamente a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após 1 hora, no mínimo, veja se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento.

Jean Carvalho, gerente geral de condomínios da Apsa, ressalta que muitos vazamentos podem durar dias até que sejam notados. “Simples inspeções e pequenos reparos muitas vezes são suficientes para sanar o problema”, destaca. Ele complementa que medidores individuais para cada unidade e campanhas com cartazes e aviso nas áreas comuns dos prédios também podem ajudar na conscientização dos condôminos. Com a medição individual é possível identificar o volume de água utilizado em cada unidade e perceber possíveis vazamentos. “Embora o custo de instalação do medidor individual seja elevado, este valor acaba sendo compensado em alguns meses com a economia de água obtida pelos moradores”, diz. Segundo o gerente, a instalação de dispositivos economizadores, como reguladores de vazão, válvula ou caixa de descarga de duplo acionamento, arejadores para torneiras e torneira temporizada, pode gerar uma economia de até 80% no consumo de água.

Flávia Ramos lembra que a ajuda dos condôminos nesse processo é de suma importância, pois se cada unidade contribuir economizando agua de forma justa e consciente, o resultado vem na redução da conta. A gerente da Precisão Administradora enumera algumas situações que podem trazer desperdícios e que devem ser evitadas, além de apontar as dicas para melhor utilização da água. Confira:

Regar o jardim durante 10 minutos representa um gasto de 186 litros de água. Para economizar a rega durante o verão, aconselha-se ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia. Varrer a calçada usando o esguicho é outra maneira fácil de desperdiçar água. Durante 15 minutos são gastos 279 litros de água. Usar apenas a vassoura causa o mesmo efeito e nenhum desperdício. Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira meio aberta, gasta 80 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 79 litros de água. Se isso for multiplicado pelo número de pessoas da residência e, depois, por 30 dias, pode-se ter uma ideia da economia também na conta de água. Um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, leva para o ralo 243 litros de água. Se o tempo de banho for de 5 minutos, fechando a ducha ao ensaboar-se, o consumo cai para 81 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 144 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 48 litros. O uso de capa de proteção na piscina evita perda da água por evaporação, o que também auxilia na economia.

No Dia Mundial da Água é apenas para nos lembrar que temos que preservar todos os dias.

O post Dia Mundial da Água: dicas de consumo consciente nos condomínios apareceu primeiro em Mercado Imobiliário.

Gostou? Compartilhe