.

22/08/2017 | Como lidar com a inadimplência condominial?
Por thiago.kratz

Um dos grandes problemas dos condomínios hoje, especialmente em época de recessão econômica, é a inadimplência. Com mais contas a pagar do que o salário permite, a taxa de condomínio acaba tendo seu pagamento postergado ou suspenso, à espera de dias melhores.

O não pagamento das taxas condominiais pode afetar o planejamento financeiro do condomínio e, dependendo da situação, até trazer prejuízos para o funcionamento dos serviços no condomínio.

Para evitar a inadimplência e evitar ser pego de surpresa no fechamento do mês, confira algumas dicas:

Acompanhe as contas: O síndico deve acompanhar de perto a situação financeira do condomínio, ou seja, estar por dentro dos pagamentos ou não das taxas condominiais. E não deixar para ver o caixa na hora de pagar contas e fornecedores. Também deve se informar sobre os acordos feitos com a administradora ou com instituições financeiras e também a respeito de novidades sobre as ações na Justiça.

Campanha interna: a conscientização dos moradores sobre a importância de manter as taxas condominiais em dia é muito importante para diminuir a inadimplência. Se a taxa de inadimplência no seu condomínio for alta, o ideal é fazer campanhas de comunicação interna mostrando o que acontece se alguém deixa de pagar.

Agilidade na cobrança: Para evitar que a dívida seja postergada ou aumente, o ideal é que a cobrança pouco tempo depois da data de vencimento, enviando uma carta amigável já com o boleto para pagamento. Assim, você possibilita que aqueles moradores que se esqueceram do pagamento consigam efetuá-lo o mais rapidamente. Quando esse boleto vencer, a empresa pode enviar outra carta, dessa vez explicitando o referido débito em aberto. Outra medida interessante é a cobrança telefônica.

Canal de comunicação aberto: Se você, como síndico, for da política da conversa e se sentir à vontade, e se o devedor der abertura, vale a pena iniciar uma conversa positiva sobre os débitos.

Facilite o pagamento: Tornar o pagamento da taxa condominial mais fácil é uma boa estratégia para evitar ou diminuir a inadimplência. O ideal é oferecer o aos condôminos o DDA (Débito Direto Autorizado), ou seja, o pagamento automático. Também é importante disponibilizar o serviço de segunda via de boletos pelo site da administradora. Assim, é possível imprimir ou pagar a conta, até mesmo em atraso, sem precisar ligar para a administradora.

Ação judicial: Essa deve ser o último recurso a ser usado. Mas não deve demorar muito para acontecer. O ideal é que o prazo para o pagamento antes de uma ação judicial esteja determinado pela convenção do condomínio. Com o novo Código Civil, o processo de cobrança dos condomínios ficou bem mais ágil.

Estabeleça parcerias: Contrate uma administradora, como a APSA, para orientar melhor os pagamentos e profissionalizar o trabalho. Quando o morador vê o dinheiro sendo bem aplicado em melhorias e o condomínio funcionando sem problemas, se sente mais estimulado a pagar.

 

Como tratar o inadimplente:

Não corte o fornecimento de nada do inadimplente. O condomínio pode ficar sujeito a processos judiciais e penalidades severas;

Evite a exposição do inadimplente. Colocar as unidades devedoras no mural causa constrangimento e também é motivo de processo judicial;

Faça a cobrança da inadimplência o mais rápido possível para reduzir uma progressão da dívida e ter a ação como exemplo para que não existam outros seguidores;

Caso tenha dificuldades, cogite a contratação de uma empresa especializada em cobrança de inadimplentes;

Esteja disponível para receber o inadimplente em qualquer momento. O importante é receber o valor, ainda que em parcelas. Faça acordos ou negocie a dívida;

Não perdoe dívidas. Além de estimular a inadimplência, pode criar mal estar entre os outros moradores.

 

 

Gostou? Compartilhe